Alumni
Contributors
Edson Giuliani Ramos Fernandes
Possui graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Universidade Federal de Itajubá (2002) e mestrado em Materiais para Engenharia pela mesma universidade (2005). Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (IFSC) com estágio na EMBRAPA (Instrumentação Agropecuária) e no exterior (Valladolid, Espanha). Atualmente é professor de Física da Universidade de São Paulo (USP/IFSC). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase na Aplicação de Materiais em Engenharia, e na área de Engenharia de Materiais no Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Nanoestruturados, com ênfase em Polímeros Conjugados e Moléculas Arborescentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Biossensores, Filmes Automontados, Nanocompósitos e Dispositivos Sensores Baseados em Estrutura FET.
Prof. Dr. José Roberto Siqueira Junior
Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos (2006 e 2010). Posseui experiência na preparação de filmes nanoestruturados e na área de dispositivos semicondutores aplicados em sensores e biossensores, além de conhecimentos em eletroquímica e técnicas de espectroscopia e microscopia. Atualmente é professor de física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e seua pesquisa se baseia na manipulação de nanotubos de carbono e biomoléculas na forma de filmes nanoestruturados para aplicação em biossensores, utilizando sensores elétricos e dispositivos de efeito de campo.
Postdocs
Charles Chenwei Wang
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2005), doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é pós-doutorando no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo - campus de São Carlos. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecido ósseo,nanomedicina e nanotoxicologia .
Ieda Maria Martinez Paíno
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL (1998), aperfeiçoamento em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista-UNESP (1999), mestrado em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista-UNESP (2002) e doutorado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP (2008). Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 2, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo-USP, atuando na área de Nanobiotecnologia e Nanotoxicologia, no estudo da toxicidade in vitro de nanopartículas terapêuticas.
Juliana Cancino
Possui graduação em Química, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestrado e Doutorado em Ciências, área de concentração em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos e Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda em Nanomedicina e Nanotoxicidade pelo Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Bioeletroquímica e Bioeletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e caracterização de eletrodos modificados com monocamadas auto-organizadas de alcanotióis (SAMs), auto-montagem (LbL) e Langmuir-Blodgett (LB) para a construção e aplicação em biossensores, nanotecnologia, nanotoxicidade de nanomateriais e modelos de membrana para estudos de nanotoxicidade.
Luis Fernando Reyes
Possui bacharelado em Genética pela Universidade de Misiones, Argentina; Mestrado em Genética pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2005) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (IFSC/2011). Tem experiência em biologia molecular e celular, expressão heteróloga de proteínas e purificação de proteínas. Atualmente é aluno de pós doutorado no Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicidade (USP/IFSC), implementando a técnica de SELEX para obtenção de aptâmeros específicos contra proteínas e/ou células.
Leonardo Miziara Barboza Ferreira
Nano-bio-interface studies of mucus-modulating particles containing remdesivir with respiratory epithelial membrane models under healthy and hyperinflammation conditions of COVID-19
This study aims to elucidate the mechanisms of interaction of mucus-modulating particles with mucus and surfactant producing cell membranes, two important biointerfaces in the release of the drug Remdesivir. The results will support the design and development of functional properties of this category of nanoparticles intended for pulmonary application in cases of respiratory syndrome of COVID-19.
Claudia do Amaral Razzino
Development of biosensors for the detection of plant parasitic nematodes – Technology transfer
In this project an electrochemical immunosensor for the detection of four nematode species (M. incognita, M. javanica, H. glycines and P.brachyurus) is being replicated and optimized for commercial production. The immunosensor is based on gold multiplex devices modified with 3-mercaptopropionic acid (MPA) and polyclonal capture antibodies that interact with total proteins of each nematode species.
Isabella Sampaio do Nascimento
Development of Rapid Test Kits for the diagnosis of Tuberculosis
Tuberculosis is an infectious disease prevalent worldwide whose pathological agent, the bacterium Mycobacterium tuberculosis, has a high capacity for infection of the lungs, resulting in a high mortality rate. In this sense, the early diagnosis of the disease is essential for a more efficient treatment. This project aims to develop colorimetric and electrochemical biosensors for the detection of tuberculosis biomarkers in order to provide simple, fast, and accurate diagnostic kits.
Doctoral Students
Lilian Maria Pessoa da Cruz Centurion
Possui graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos-IFSC (2010). Atua no estudo de propriedades elétricas de filmes automontados contendo metaloftalocianinas para aplicação em biossensores.
Thiers Massami Uehara
Possui graduação em Ciências Exatas com habilitação em Física pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou o mestrado no Grupo de Polímeros Prof. Bernhard Gross pelo programa em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência em estudos de Filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett (LB) de aminas anfifílicas utilizando a espectroscopia SFG. Atualmente é doutorando no Grupo de Biofísica Molecular pelo programa em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, estudando a interação entre membranas celulares com nanotubos de carbono e nanopartículas metálicas em filmes de Langmuir e LB.
Leonardo Eidi Okamoto Iwaki
Possui Bacharelado em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (2008). Atualmente é mestrando do programa de Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Possui experiência na Área de Engenharia de Materiais no Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Nanoestruturados, com ênfase em Polímeros e Biomoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Biossensores, Filmes Automontados, Nanocompósitos, e Nanotubos de Carbono.
Valéria Spolon Marangoni
Possui graduação em Bacharelado em Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo – USP (2009). Atualmente é aluna de mestrado em Ciências, área de concentração Física Biomolecular pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo – USP. Possui experiência na área de síntese e caracterização de nanomateriais atuando no estudo e desenvolvimento de nanocompósitos contendo nanopartículas metálicas/magnéticas complexadas com biomoléculas para aplicações em nanomedicina.
Master's Students
Verônica Pereira Lebre
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista –UNESP- 2008. Atualmente é mestranda do programa de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo (IFSC). Tem experiência na área de Nanobiotecnologia, com ênfase no processamento e purificação de proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Biossensores e filmes automontadosa.
Camilo Suarez
Possui graduação em Física pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (2010). Atualmente é aluno de mestrado em Ciências, área de concentração Física Biomolecular pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo – USP. Possui experiência na área de física computacional na simulação de miócito ventricular de mamíferos perturbado por Batracotoxina para aplicações em biomedicina.
Fabrício Aparecido dos Santos
Possui graduação em Física Aplicada a Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente é mestrando do programa Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em caracterização elétrica e desenvolvimento de dispositivos nanoestruturados. Atua nos seguintes temas: biossensores, filmes automontados, ISFET.
Jassiara Cássia de Carvalho Santos
Possui bacharelado em Física pela Universidade Federal do PIauí (2009). Atualmente é mestranda do Instituto de Física de São Carlos (USP). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase na Caracterização Elétrica de Filmes Finos. Atualmente trabalha na imobilização de enzimas em filmes finos poliméricos para aplicação em biossensores
Thalita Verônica Callheiros Rolim
Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas (2007-2010). Atua na avaliação dos efeitos da obesidade materna induzida por dieta hiperlipídica nas vias de sinalização molecular da insulina em descendentes machos Wistar. Atualmente participa de projetos na imobilização e caracterização de biomoléculas em filmes finos nanoestruturados no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Departamento de Física Aplicada e Ciência dos Materiais, no Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicidade.
Mariana Ottaiano Gonçalves
Inhibition of bacterial adhesion using curcumin encapsulated in nanomaterials coated with bacterial outer membrane vesicles.
Synthesis and characterization of polymeric nanomaterials of poly(lactic-co-glycolic acid) (PLGA) loaded with curcumin and coated with bacterial outer membrane vesicles (OMVs) for adhesion inhibition tests of different classes of pneumonia-causing bacteria and evaluation of the polarization pattern of macrophages present in the lung milieu.
Marco Antonio Montero Tuesta
Toxicological effects of Cerium oxide (CeO2) and Zinc oxide (ZnO) nanoparticles on the marine microalgae Navicula sp.
My research aims to evaluate the toxic effects of cerium oxide and zinc oxide nanoparticles on the marine microalgae Navicula sp. population at structural and metabolic levels. The present study will serve as an important tool for managers and members of government entities to make decisions for better management in the manufacture, use, commercialization and disposal of nanomaterials, so that all these processes are carried out in a responsible and sustainable way.
Scientific Research
Larissa Sampaio de Paula
Aluna de BachareladoemCiências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2011). Atualmente é estagiária do Instituto de Física de São Carlos-IFSCpela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiênciaem nanoencapsulamento eliberação controlada de biomoléculas para aplicações em nanomedicina.
Anna Júlia São Gregório
Artificial biomimetic cells based on engineered lymphocytes as an innovative cancer treatment strategy
The general aim of the present work is the development of nanostructured systems for glioblastoma therapy using the nose-to-brain pathway. Therefore, synthesis and characterization of PLGA nanoparticles containing temozolomide will be designed for further evaluation of their mucoadhesive potential. Cultivation and cell membrane extraction from the U251 glioma cell line will integrate this study for further analysis of the interaction between nanoparticles and cell membranes.
Igor dos Santos Pedriz
Development and Application of Nanopharmaceuticals from the Repurposing of Therapeutic Agents against Covid-19: Mucus-Modulation Studies.
The antiviral remdesivir (RDV) was the first drug approved for the treatment of COVID-19. Its properties can be modulated from the design of biocompatible nanocarriers, such as poly(lactic-co-glycolic acid). Imagining pulmonary administration, it was decided to supplement these particles with chitosan and dextran, aiming to modulate interactions with the mucin protein barrier present in the mucosa.
Maria Vitória Silva Pereira
Development of PLGA nanoparticles encapsulated with bevacizumab in lung carcinoma therapy
The present project aims to develop and characterize a delivery system based on PLGA nanoparticles for encapsulating and releasing bevacizumab (BVZ), a recombinant monoclonal antibody that inhibits pro-angiogenic factors, in the treatment of lung carcinoma (NSCLC), also evaluating its efficacy in in vitro assays in cell culture (strain A549).